
Como desenvolver um plano de negócio?
Atualizado: 10 de out. de 2021
Instrumentos para empreender correto no seu negócio!

Apresentação
Desenvolvi esse material com intuito de ajuda a todos aprender como elabora o plano de negócio da sua empresa ou escritório.
Começo explicando qual a funcionalidade de um plano de negócio no seu empreendimento. E atenção, este modelo pode ser aplicado para qualquer área, desde que seja um empreendimento proposto por si.
A descrição do modelo de plano de negócio é o formato mais simples, tendo outros modelos mais específicos que apresentar critérios divergentes e acordado com a dimensão do tipo de negocio que está investindo.
O plano de negócios tratar-se de uma ferramenta para gerir seu negócio, guiando o seu empreendimento. Sendo uma metodologia para mapear as metas essenciais a serem atingidas pela sua empresa/escritório, reduzindo os riscos e viabilizando resultados positivos.
Por que fazer um plano de negócio?
Entender e estabelecer metas a serem atingidas pelo seu escritório (fazer acontecer).
Gerenciar de forma mais eficaz o seu escritório e tomar decisões acertadas.
Monitorar o dia a dia seu escritório, seja presencial ou a distância (Digital).
Comunicação interna eficaz.
Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa;
Identificar que tipo de empreendedor você se enquadra?
Informal: Não tem empresa/sociedade registrada e trabalha com “freelance”.
Cooperado: trabalho em equipe e com menor risco de prejuízo;
Individual (máximo um funcionário);
Franqueado ou franqueador: lucratividade garantida;
Social (empreendedorismo social): Busca lucratividade ligada a questões sociais, como procede as associações;
Corporativo: Trata-se de um funcionário que empreende numa empresa já estruturada (plano de carreira);
Público (funcionário público): Buscar estabilidade financeira e não alta lucratividade;
Do negócio próprio – Dentro desse perfil temos o empreendedor nato (que costuma ser considerado genial como Bill Gates/ Steve Jobs), o empreendedor serial (o que cria negócios em sequência, não se apega ao projeto e sim ao “poder” de empreender), e o empreendedor normal (que planeja para minimizar os riscos e segue o plano);
Do conhecimento – Buscar aperfeiçoa seus conhecimentos com intuito de aumentar sua renda, como por exemplo, os médicos, jogadores de futebol, advogados em geral.
É necessário identificar o perfil empreendedor para encontrar as características negativas que promoverá falência em seu negócio. Pode remodelar o seu perfil, mas a essência do seu perfil não se consegue alterar.
O QUE ISSO SIGNIFICA?
Saber se realmente tens uma mente vencedora, espirito empreendedor, resiliência, equilíbrio emocional, ser racional, excluir qualquer pensamento preconceituoso e humildade para reavaliar os seus erros.
Se autoconhecer e concluir se tem o perfil de empreendedor ou não!
Estrutura de plano negócio
Para montar o seu plano de negócio é necessário descrever, seja numa agenda específica para planejar (planner), ou em um caderno ou num computador, contanto que fique ilustrado as suas metas e prazos a serem cumpridas.
Portanto, segue o modelo de estrutura básico para um plano de negócio:
Capa
Não parece importante, mas a capa significa a definição do tema principal das suas metas. Deve ser enxuta e conter informações necessárias.
Sumário:
É a descrição dos títulos, seção do plano de negócio com indicação das páginas.
Sumário executivo
O sumário executivo tem uma importância relevante, a medida que explicitar em síntese as principais informações do plano de negócio, apontando o público-alvo que seu empreendimento deve atingir.
Análise estratégica
Esta seção é a definição da base do seu plano negócio, por definir a direção da empresa ao analisar os objetivos, a situação atual, a concorrência, os meios de força, potencialidade e ameaças externas diretas ou indiretas.
Descrição da empresa:
Deve pontuar os seguintes itens e descrever a situação da sua empresa na atualidade:
– Histórico;
– Crescimento (em qual setor? E como?);
– últimos faturamentos;
– Parcerias e apoiadores;
– Contabilidade – Impostos;
– Estrutura organizacional e jurídicas;
Produtos e serviços:
Verificar a qualidade e a procura dos seus produtos e serviços. Automaticamente, verificar o nível dos seus concorrentes e os erros para consegue atingir o seu público alvo com maior chance de concretização de venda.
Plano Operacional:
O plano operacional é a seção que deve ser descrita as decisões que resultar nas ações a serem desenvolvidas no sistema produtivo da empresa.
Plano de recursos humanos:
Nesta seção deve ser apresentado os planos de desenvolvimento e treinamento pessoal da empresa. Isso demonstrará a capacidade de crescimento da empresa, ou seja, a força que a empresa representar no mercado. Devem ser indicadas as metas no treinamento associadas as ações do plano operacional, e com preparo para atingir a logo prazo.
O Desespero e pressa são atitudes que devem serem eliminadas num empreendimento.
Análise de mercado:
Analise de mercado é um ponto fundamental para definir as estratégias e o público alvo que desejar atingir de acordo com o perfil traçado na empresa. É um período que requer muita pesquisa e profundo conhecimento do mercado de consumo sobre o seu produto/serviço, logo mais, as características do consumidor e as principais concorrência, ou melhor falamos, as concorrências desleais.
Estratégia de Marketing:
Como sempre se disse, “a propaganda é a alma do negócio”, mas tenha cuidado com a ferramenta do marketing para não produzir um efeito inverso, colocando o seu produto ou serviço como alvo de críticas invés de venda.
Entretanto, tornar-se importante estudar a forma como quer vender o seu produto/serviço conectando ao perfil de cliente que definiu como alvo. Esse é o ponto essencial do marketing para conquista os seus clientes, isto é, demonstra diferenciação com comparação aos seus concorrentes no mercado, realizar políticas de preços, e utilizar canais de comunicação estratégicos em que seu público efetivamente circula.
Plano financeiro
Na última seção se definir o considerado ponto essencial para iniciar um empreendimento ou para mantê-lo. Se não tiver um plano de negócio para outros itens aqui citados, o controle e planejamento é indispensável.
Contudo, deve ter no planner:
– Fluxo do controle de caixa horizontal;
– Balanço patrimonial;
– Análise do ponto de equilíbrio;
– Necessidades de Investimento;
– Demonstrativos de resultados;
– Analise de indicadores financeiros do negócio;
– Faturamento mensal;
– Prazo de retorno sobre o investimento inicial;
Conclusão
Para concluir o parecer que vem demonstrar um pouco das técnicas para desenvolver um plano de negócio, finalizo pontuando os pilares que não podem falta em um empreendimento:
Metas delimitas – capacidades reais da empresa;
Prazos determinados;
Controle financeiro;
Planejamento financeiro;
Gestão de pessoas;
Marketing;
Dra. Jamile Jambeiro Portela
Advogada portuguesa e brasileira. Mestre em Direito Fiscal Internacional. Pós-graduada em Corporate Governance pela FDUL. Administradora do perfil no instagram @advocaciadeimigracao, @advocaciajambeiro, @coffeejuridico18 e no Canal do Youtube “Advocacia de Imigração”.
Obrigada atenção de todos!